segunda-feira, 30 de junho de 2008
Motor Magnum XLS 46: Descarbonização, troca de rolamentos e regulagem.
Motor Magnum 46 antes da desmontagem.
Nesta foto o motor já tinha sido completamente limpo e descarbonizado; além de inspecionado.
Bloco e rolamentos novos. A trajetória desse motor é longa , foi de 4 aeromodelistas e sempre apresentou problemas ; o primeiro dono até tentou enviar para a garantia mas, desistiu em função da demora e custo. Diagnóstico: o motor tinha a tampa do cárter montada errada, a camisa estava fora da posição normal e uma obstrução no carburador que dificultava a passagem de combustível. Quanto ao posicionamento da camisa e tampa do cárter, não sei afirmar se vieram assim de fábrica ou se um dos donos desmontou e montou erradamente(o que é mais provável).
Aqui o Magnum pronto, motor foi afinado e testado neste fim de semana. Ótima marcha lenta e muita potência na alta. Motor destaca-se pelo baixo nível de ruído. Atualmente está montado em um treinador Starflyer para motor .40. Ficou ótimo.
Monster 3.0 da Hsp: Regulagem e Corte da bolha
Esse modelo é um Monster da Hsp, com motor .18 da team infinity. Fizemos o recorte da bolha, regulagem do motor, instalação de um Dog Bone(que havia perdido) e limpeza e lubrificação.
Com a ajuda do Medidor de Cambagem(Camber Gauge) foi medida e ajustada a cambagem.
Corte no vidro dianteiro para ventilação. Desenho(Oval) do corte escolhido pelo proprietário.
Recorte para a partida, assim teremos acesso ao recoil e a vela para plugar o aquecedor de velas.
Eric com seu monster após ter testado o modelo.
Pick-up Sinyih 1/10
Esta é uma Pick-up da marca Siniyh em escala 1/10. O Lucas que é o proprietário, não estava conseguindo dar partida no modelo. Foi verificado que além da vela queimada, o cabeçote estava frouxo, o que ocasionava um grande vazamento na parte traseira do motor. Após solucionado o problema do motor, foi verificado que a embreagem não estava funcionando bem; demorava para engrenar e aquecia muito. Retirado o sino de embreagem(Clucth Bell) foi constatado que o rolamento, que centra a embreagem, havia derretido(Foto abaixo). Trocado o rolamento e remontado foi realizada uma limpeza e lubrificação.
Aqui o sino de embreagem no centro, à direita o rolamento derretido e à esquerda o rolamento novo.
Aqui o modelo após ser limpo e lubrificado. Observe o poste de fixação da bolha(traseiro esquerdo), esse poste foi fabricado aqui na Arte Models; foi torneado em madeira dura e depois feito os furos para os grampos e pintado de preto.
Aqui podemos ler o nome da marca SINYIH, ressalte-se, bem difícil de ver modelos dessa marca. Este modelo foi comprado pelo do pai do Lucas em viagem ao Chile.
Podemos ver o corte para acessar o recoil e colocar o aquecedor de velas. Esse modelo tem muitos detalhes interessantes como duplo disco de freio independentes(dianteiro e traseiro) e sistema de rádio encaixado com presilhas para fácil remoção durante a limpeza.
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Motor Traxxas TRX 3.3: Biela quebrada
Esse é um motor TRX 3.3 que equipa um REVO.
Observe na foto o motor completamente desmontado. Foram retirados os rolamentos para a substituição.
No detalhe podemos ver a biela quebrada, o pistão também danificado, provavelmente o pistão foi danificado após a quebra da biela , podemos ver também alguns fragmentos de metal.
Observe que na posição de entre 12h e 1h(posição dos números de um relógio) podemos identificar uma marca no cabeçote, esta marca foi feita por um fragmento que subiu e foi empurrado pelo pistão até o cabeçote. Foi danificada a camisa também. Será realizada a troca da camisa, do pistão, da biela e dos rolamentos. Será feita também uma descabonização e limpeza geral do motor.
Super Tigre 45: Descarbonização e Troca dos Rolamentos
Este motor é de propriedade do aeromodelista Mauro; atualmente propulsiona um Starflyer 40 da tevel. Após muitas horas de vôo, observou-se a necessidade de trocar os rolamentos e aproveitamos a oportunidade para uma descabonização geral do motor.
Aqui podemos ver o motor completamente desmontado e com todas as peças à mostra. Foi realizada uma inspeção minuciosa com o objetivo de identificar possíveis peças defeituosas e/ou desgastadas. Nenhuma peça apresentou desgaste maior que o normal, sendo assim, foi realizada a troca dos rolamentos e limpeza geral.
Nesta foto o motor já tinha sido completamente limpo e descabonizado e estava pronto para ser montado. Após a montagem é feita outra inspeção com o objetivo de observar se existe algum vazamento ou dificuldade de ajuste entre as peças. Depois disso é partir para a regulagem das agulhas de alta e baixa.
A descabonização e limpeza é necessária para aumentar a vida útil do motor assim como melhorar o rendimento. Já a substituição dos rolamentos é de grande importância, visto que um rolamento defeituoso solta pequenos fragmentos de metal que riscam a camisa e o pistão, danificando assim o motor e dando um prejuízo grande.
quarta-feira, 11 de junho de 2008
Citroen Xsara: Revisão Geral e corte da Bolha
Este Citroen da Thunder Tiger(Salvat) foi completamente revisado, regulado e aberto os cortes de ventilação e partida.
Observe o corte feito no vidro dianteiro. Este corte é para facilitar a entrada de ar para refrigerar o motor do modelo.
Aqui temos o corte para auxiliar durante a partida, através dele teremos acesso ao motor, recoil e chave liga-desliga; esse corte também ajuda na refrigeração, visto que o ar poderá passar livremente, refrigerando assim de forma mais eficiente.
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Traxxas REVO 3.3: Troca de engrenagens.
Este é um Revo 3.3 que foi desmontado para a realização da troca de uma engrenagem.
Aqui a caixa de engrenagens aberta e muitos fragmentos de engrenagem.
Em close a peça que apresentou desgaste. Essa engrenagem é a que realiza a marcha ré; é muito importante durante a troca de direção (frente/ré) parar completamente o modelo e após a troca acelerar lentamente para que a mudança de marcha aconteça sem grandes trancos. São fortes solavancos após a troca de marcha que ocasionam o desgaste prematuro de uma engrenagem dessas.
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Giant: Conserto da asa.
Após ter sofrido uma lenha, esta asa foi feito um corte em formato retangular para facilitar a reposição do pedaço que foi perdido.
O corte foi realizado com um cortador de isopor, utilizando moldes da nervura conseguimos uma peça bem interessante para o conserto.
Os últimos acertos foram feitos com lixa, pelo amigo Líssio Fiod(proprietário do modelo). Depois disso, foi colado o pedaço de isopor na asa, colado o bordo de ataque e chapeado com balsa.
Aqui está sendo feita a entelagem com termo adesivo (Monokote).
Os finalmentes da entelagem, foram feitos todos os detalhes rosa e azul. O conserto ficou muito bom e o avião pode voar em Fortaleza, onde participamos do II Festival de Fortaleza.
Assinar:
Postagens (Atom)