segunda-feira, 30 de junho de 2008

Motor Magnum XLS 46: Descarbonização, troca de rolamentos e regulagem.

Motor Magnum 46 antes da desmontagem. Nesta foto o motor já tinha sido completamente limpo e descarbonizado; além de inspecionado. Bloco e rolamentos novos. A trajetória desse motor é longa , foi de 4 aeromodelistas e sempre apresentou problemas ; o primeiro dono até tentou enviar para a garantia mas, desistiu em função da demora e custo. Diagnóstico: o motor tinha a tampa do cárter montada errada, a camisa estava fora da posição normal e uma obstrução no carburador que dificultava a passagem de combustível. Quanto ao posicionamento da camisa e tampa do cárter, não sei afirmar se vieram assim de fábrica ou se um dos donos desmontou e montou erradamente(o que é mais provável). Aqui o Magnum pronto, motor foi afinado e testado neste fim de semana. Ótima marcha lenta e muita potência na alta. Motor destaca-se pelo baixo nível de ruído. Atualmente está montado em um treinador Starflyer para motor .40. Ficou ótimo.