domingo, 13 de abril de 2008

Citroen Xsara da Salvat

Este é um Citroen Xsara da editora Salvat, motor PRO 15 BX, rádio jaguar (tipo Stick), modelo de propriedade do Sr. Alfredo, que me procurou para fazer todos os ajustes necessários para que o carrinho funcionasse perfeitamente. Nesta foto o modelo já tinha sido desmontado, lubrificado, revisado, remontado (em blocos o que facilita a manutenção); ou seja, estava muito próximo de ficar pronto.
Um detalhe curioso neste kit, particularmente, foi a dificuldade de encaixe entre o "clucth bell" e o eixo do "fly wheel" onde é posicionado um rolamento; foi necessário tornear o "clucth bell" para que o encaixe fosse feito e tivesse a quantidade de folga necessária para o perfeito funcionamento do conjunto de embreagem. A arte models dispõe de um pequeno torno mecânico UNIMAT, que deu conta do recado com tranquilidade.
Aqui vemos o conjunto de embreagem já montado no motor.
Após todo o processo de montagem, o Citroen ficou pronto, já foi testado e entrgue ao proprietário. O teste foi realizado na pista do Aeroporto Alexandre Raposo(Paço do Lumiar). Modelo muito veloz, principalmente por dispor de duas marchas. É muito empolgante sentir a mudança de marcha e o modelo disparar em grande velocidade. Freio muito eficiente. Um excelente modelo, mecânica simples e muito confiável.