segunda-feira, 30 de junho de 2008

Motor Magnum XLS 46: Descarbonização, troca de rolamentos e regulagem.

Motor Magnum 46 antes da desmontagem. Nesta foto o motor já tinha sido completamente limpo e descarbonizado; além de inspecionado. Bloco e rolamentos novos. A trajetória desse motor é longa , foi de 4 aeromodelistas e sempre apresentou problemas ; o primeiro dono até tentou enviar para a garantia mas, desistiu em função da demora e custo. Diagnóstico: o motor tinha a tampa do cárter montada errada, a camisa estava fora da posição normal e uma obstrução no carburador que dificultava a passagem de combustível. Quanto ao posicionamento da camisa e tampa do cárter, não sei afirmar se vieram assim de fábrica ou se um dos donos desmontou e montou erradamente(o que é mais provável). Aqui o Magnum pronto, motor foi afinado e testado neste fim de semana. Ótima marcha lenta e muita potência na alta. Motor destaca-se pelo baixo nível de ruído. Atualmente está montado em um treinador Starflyer para motor .40. Ficou ótimo.

Monster 3.0 da Hsp: Regulagem e Corte da bolha

Esse modelo é um Monster da Hsp, com motor .18 da team infinity. Fizemos o recorte da bolha, regulagem do motor, instalação de um Dog Bone(que havia perdido) e limpeza e lubrificação. Com a ajuda do Medidor de Cambagem(Camber Gauge) foi medida e ajustada a cambagem. Corte no vidro dianteiro para ventilação. Desenho(Oval) do corte escolhido pelo proprietário. Recorte para a partida, assim teremos acesso ao recoil e a vela para plugar o aquecedor de velas. Eric com seu monster após ter testado o modelo.

Pick-up Sinyih 1/10

Esta é uma Pick-up da marca Siniyh em escala 1/10. O Lucas que é o proprietário, não estava conseguindo dar partida no modelo. Foi verificado que além da vela queimada, o cabeçote estava frouxo, o que ocasionava um grande vazamento na parte traseira do motor. Após solucionado o problema do motor, foi verificado que a embreagem não estava funcionando bem; demorava para engrenar e aquecia muito. Retirado o sino de embreagem(Clucth Bell) foi constatado que o rolamento, que centra a embreagem, havia derretido(Foto abaixo). Trocado o rolamento e remontado foi realizada uma limpeza e lubrificação. Aqui o sino de embreagem no centro, à direita o rolamento derretido e à esquerda o rolamento novo. Aqui o modelo após ser limpo e lubrificado. Observe o poste de fixação da bolha(traseiro esquerdo), esse poste foi fabricado aqui na Arte Models; foi torneado em madeira dura e depois feito os furos para os grampos e pintado de preto. Aqui podemos ler o nome da marca SINYIH, ressalte-se, bem difícil de ver modelos dessa marca. Este modelo foi comprado pelo do pai do Lucas em viagem ao Chile. Podemos ver o corte para acessar o recoil e colocar o aquecedor de velas. Esse modelo tem muitos detalhes interessantes como duplo disco de freio independentes(dianteiro e traseiro) e sistema de rádio encaixado com presilhas para fácil remoção durante a limpeza.