quinta-feira, 19 de junho de 2008

Motor Traxxas TRX 3.3: Biela quebrada

Esse é um motor TRX 3.3 que equipa um REVO. Observe na foto o motor completamente desmontado. Foram retirados os rolamentos para a substituição. No detalhe podemos ver a biela quebrada, o pistão também danificado, provavelmente o pistão foi danificado após a quebra da biela , podemos ver também alguns fragmentos de metal. Observe que na posição de entre 12h e 1h(posição dos números de um relógio) podemos identificar uma marca no cabeçote, esta marca foi feita por um fragmento que subiu e foi empurrado pelo pistão até o cabeçote. Foi danificada a camisa também. Será realizada a troca da camisa, do pistão, da biela e dos rolamentos. Será feita também uma descabonização e limpeza geral do motor.

Super Tigre 45: Descarbonização e Troca dos Rolamentos

Este motor é de propriedade do aeromodelista Mauro; atualmente propulsiona um Starflyer 40 da tevel. Após muitas horas de vôo, observou-se a necessidade de trocar os rolamentos e aproveitamos a oportunidade para uma descabonização geral do motor. Aqui podemos ver o motor completamente desmontado e com todas as peças à mostra. Foi realizada uma inspeção minuciosa com o objetivo de identificar possíveis peças defeituosas e/ou desgastadas. Nenhuma peça apresentou desgaste maior que o normal, sendo assim, foi realizada a troca dos rolamentos e limpeza geral. Nesta foto o motor já tinha sido completamente limpo e descabonizado e estava pronto para ser montado. Após a montagem é feita outra inspeção com o objetivo de observar se existe algum vazamento ou dificuldade de ajuste entre as peças. Depois disso é partir para a regulagem das agulhas de alta e baixa. A descabonização e limpeza é necessária para aumentar a vida útil do motor assim como melhorar o rendimento. Já a substituição dos rolamentos é de grande importância, visto que um rolamento defeituoso solta pequenos fragmentos de metal que riscam a camisa e o pistão, danificando assim o motor e dando um prejuízo grande.