terça-feira, 5 de agosto de 2008

Asa Rotativa: Mais nova aquisição da Arte Models

Essa é a mais nova aquisição da Arte Models, um Helicóptero da ALIGN, modelo T-REX 450 SE. Eu sempre tive uma vontade de voar Heli pela dificuldade que é normalmente passada aos iniciantes, tipo aprender a voar Heli é muito mais difícil que aprender a voar Aero. É verdade que já tenho boa noção como e para onde os comandos controlam o Helimodelo, está sendo muito desafiador esse novo estilo de vôo. A maior dificuldade é a percepção visual do modelo, ou seja, se ele está inclinado para frente, trás ou para as laterais. Junto com minha vontade, veio a necessidade de aprender para voar helicópteros de clientes e poder testar os helicópteros que a Arte Models já consertava.
O rádio é um JR X7202 de 7 canais sintetizado, os servos são da marca Hitec com engrenagens de metal, o Gyro é um futaba 401 com servo digital para a cauda, o motor e esc são os originais do modelo. Esse heli era de propriedade do amigo Márvio que após aprender com esse modelo comprou um T-Rex 500 que está em fase final de montagem. Aqui podemos ver o motor um Brushless Outrunner 430X da ALIGN.
O que mais impressiona no Helimodelismo é a autonomia de vôo(sem necessitar de pista) e ainda a praticidade de transporte. O que mais incomoda são as baterias que precisam ser carregadas frequentemente. As baterias usadas são duas Xing Ling de 2200mha e 20C com autonomia de 9 minutos de vôo cada(excelente para a capacidade da bateria). Pretendo comprar pelo menos mais 3 baterias para voar bastante sem ter que carregar no campo. Atualmente este modelo está na bancada aguardando peças devido uma estranha lenha no sábado próximo passado. Nada que fuja da normalidade de uma fase de aprendizado.

Super Frontier Senior da TWM: Montagem

Um belo ARF da The World Models, adquirido pelo Cmte. Acácio. As primeiras impressões são de um modelo bem embalado, com todas as miudezas separadas em saquinhos e de belíssima entelagem(refiro-me a escolha de cores e formas e não a qualidade do termo adesivo usado pela TWM).
Aqui a asa já havia sido colada e estava secando; observe o tamanho da asa em relação aos outros modelos, muito grande. Nesta foto a fuselagem estava praticamente pronta faltando apenas os adesivos e pequenos ajustes. Cmte. Acácio e sua filha Clarissa compareceram a Arte Models para conferir o andamento da montagem.
Aqui o Super Frontier Senior pronto. Esse modelo foi testado no Aeroporto do Paço do Lumiar e teve ótimo desempenho em vôo. Lembrando que esse modelo é mais uma pipa que um avião. Quem conhece o kadett Senior da Sig sabe exatamente o que eu estou falando. O vôo desse modelo é bem lento e o planeio dele é excelente. É um modelo bem leve e um maravilhoso voador, conseguindo voar tranquilamente com um motorzinho .40 apesar de todo esse tamanho. Foi instalado um motor .46 da Magnum e um rádio Futaba 4 canais.